Quem somos



" Os "Foyers de Charité" são comunidades de batizados, homens e mulheres que, a exemplo dos primeiros cristãos, colocam em comum seus bens materiais, intelectuais e espirituais, vivem no mesmo espírito seu engajamento, para realizar com Maria como Mãe a familia de Deus sobre a terra, sob a conduta de um sacerdote, o "Padre", em um incessante esforço de caridade entre eles e prestam, por sua vida de oração e de trabalho no mundo, testemunho de Luz, de Caridade e de Amor, de acordo com a grande mensagem do Cristo, Rei, Profeta e Sacerdote. "


O que são os retiros de silêncio no Foyer de Charité?



     Na tradição dos Foyers de Charité, há mais de 75 anos, os retirantes são  acolhidos pessoalmente no seio de uma comunidade cristã que faz questão de que cada uma das pessoas possa sentir-se em casa, como numa família.
  
      Um retiro é um passo pessoal, mas não solitário. Sereis acompanhados pela oração e a presença fraterna dos membros do Foyer e dos outros retirantes.
      Um retiro na família do Foyer é um tempo favorável para a escuta interior, a oração e a meditação. Acreditamos no valor do silêncio que favorece o descanso, o respeito mútuo, o encontro com Deus.
     
      O retiro é vivido no silêncio, tendo a possibilidade de dialogar pessoalmente com um sacerdote ou um membro da comunidade. É um momento privilegiado para ser escutado, reconfortado, aconselhado.

     
      Fazer um retiro nessas condições é deixar-se iluminar, encontrar referências, uma coerência de vida, em particular graças aos ensinamentos dados a cada dia. Eles aprofundam as grandes questões que todo ser humano carrega sobre a vida, sobre Deus. Eles são alicerçados nos textos da Bíblia e nos fundamentos da fé cristã.

       O silêncio não dá Deus, mas Deus se dá no silêncio, partilhava Marthe Robin. Nossa experiência atesta que o valor do retiro vai coincidir com o valor do nosso silêncio.
       No início do novo milênio, na sua carta apostólica  nº 20, o papa J.P.II  escrevia que “só a experiência do silêncio e da oração oferece o ambiente adequado para amadurecer, e desenvolver-se um conhecimento mais verdadeiro, unido e coerente do mistério de Cristo, o Verbo encarnado”.
      A experiência pessoal de Marthe é muito esclarecedora:Como o silêncio é bom, é fecundo com Deus!... Nunca se deve ficar no limiar de sua alma; é preciso entrar em seu interior, ali descer, ali refletir, ali meditar, ali trabalhar e ali deixar-se trabalhar... face a face com Deus !

                                                                                                         
Padre Bernard



Nenhum comentário:

Postar um comentário